Quando
a mensagem adventista entrou no Peru em 1889, mais ou menos 68 anos após
a independência, ninguém sonhava com que o céu havia planejado para
o futuro do país. Os anos passaram, a igreja cresceu até chegarmos
no ano de 1955. Um grupo de jovens que assistia à Igreja de
Miraflores, perto de Lima, ouviu com muito interesse sobre a existência
de um grupo de jovens e adolescentes organizados num Clube chamado
Desbravadores, que se envolviam em diversas atividades especiais para
sua idade.
O
interesse cresceu rapidamente, as informações chegaram e foram
passadas adiante e os sonhos começaram a ser formulados. Então,
alguns dos líderes de jovens da igreja decidiram que era tempo de
tomar coragem e estabelecer um Clube de Desbravadores moldado em solo
peruano, sob a liderança e encorajamento do irmão J. Von Pohle, então
diretor de jovens da União Incaica. Os líderes desse novo Clube eram
um jovem casal, Nercida Ruiz (Diretora do
Clube) e seu marido Armando, Sra. Phil, Segundo
Guerra, Moises Rojas, Leonardo Pinedo e Sra. Ruf. Esse pequeno
grupo de pioneiros se reuniu e se empenhou na tarefa de estabelecer o
que tornou-se o primeiro Clube de Desbravadores no Peru e na América
do Sul.
Sob
a liderança de Nercida, (também a primeira diretora do clube na América
do Sul) o primeiro problema que eles enfrentaram foi à escolha de um
nome. Várias opções foram consideradas, como "Crianças
Exploradoras", "Exploradores de Trilhas",
"Conquistadores" e outros. Foi escolhido o nome
"Conquistadores" pelos seus significados potenciais.
Assim eles formaram um clube onde as crianças podiam "conquistar
o mundo para Cristo", "conquistar novos amigos" e como
membro do primeiro clube, a Sra. Nira Florian, lembra,
"Conquistar o Reino do Céu". O novo nome também estava em
harmonia com o objetivo da liderança que era oferecer aos jovens,
adolescentes e juvenis da igreja, atividades de acordo com sua faixa
etária visando o seu desenvolvimento total e harmônico, dando-lhe
oportunidades de testemunhar por Jesus.
Quarenta
e quatro anos se passaram desde aquele início e podemos agora olhar
para trás e avaliar os resultados. Alguns daqueles primeiros membros
agora são líderes de outros clubes organizados nos anos subseqüentes.
Dentre estes estão os líderes do clube da Igreja da Avenida España
que mantém um registro ininterrupto de funcionamento, sendo o segundo
clube a ser estabelecido em Lima e o segundo na América do Sul.
Outros membros viajaram para além de nossas fronteiras e ainda
continuam a trabalhar em favor dos jovens da igreja. Outros são
pastores aqui e muitos são "apenas" membros comuns que apóiam
totalmente a obra de suas igrejas locais.
As
atividades desse primeiro Clube foram cheias de aventuras. As
atividades do clube incluíam reuniões especiais que tratavam de um
tema apropriado para a faixa etária e muitas reuniões apresentavam
os ideai dos Conquistadores como o Voto e a Lei. Lugares com abundante
vegetação eram pesquisados (uma tarefa nada fácil na costa desértica
do Peru) e assim esse tempo era gasto junto á criação de Deus.
Cultos de pôr-do-sol no sábado, juntamente com votos de renovação
ao serviço e decisões de fidelidade a Deus que ainda estão na memória
dos membros antigos do Clube. Os grandes acampamentos, as histórias
lendárias contadas ao redor da fogueira, as competições amigáveis
e a camaradagem cristã ainda permanecem vivos na memória. As classes
de artesanato que resultaram em souvenirs: luminárias, mata-moscas,
lenços elegantes, álbuns de fotos, porta-moedas, almofadas para
alfinetes e uma variedade exótica de outros objetos que eram postos
em exibição e então comprados pelos pais e outros visitantes
interessados em conhecer do que se tratava o clube.
Alguns
membros do clube também se lembram de classe de culinária na qual
foram ensinados a fazer deliciosos pratos peruanos juntamente com
algumas especialidades internacionais. No encerramento do curso, os
pais foram convidados para um banquete especial preparado por seus
filhos - isso causou um forte impacto nos pais, tanto quanto nas crianças.
Não
podemos deixar de mencionar a primeira classe batismal durante o
segundo ano, liderado pelo marido da Sra. Nercida, Armando. Seus esforços
resultaram nos primeiros dez desbravadores sendo batizados naquele
ano. Este foi um marco que resultou em uma carta especial de felicitações
enviada pelos administradores da Divisão Sul Americana.
Um
dos maiores problemas enfrentados pelos líderes de jovens foi à
decisão pelos uniformes e por sua obtenção. Finalmente decidiram
pela cor caqui para os meninos e para as meninas eles tingiram o
tecido de verde escuro para as saias que serão usadas com blusas
brancas. Hoje ainda existem alguns dos quepes "estrangeiros"
que eles usavam. Mas a despeito de todo o trabalho, logo foram capazes
de trajarem todos os 40 membros com trabalhos impecáveis. O aspecto
vistoso do clube, com seus elegantes uniformes e bandeiras agitadas
provocaram muitas exclamações dos curiosos e despertou o desejo em
muitas crianças de fazerem parte do clube.
Hoje,
após quatro décadas de existência, contamos com um verdadeiro exército
de jovens e mais de 150 Clubes de Desbravadores
no país, todos com os mesmos objetivos. Todos cantando com
grande entusiasmo: "Conquistadores somos, los siervos del buen
Jesús". Eles sobreviveram aos muitos anos das sérias
dificuldades criadas pelos grupos políticos subversivos no país.
Temos orgulho de termos sido os pioneiros e de ainda fazermos parte
dos mais de 100.000 desbravadores da Divisão Sul Americana.
Aproveitamos
esta oportunidade para expressar nossa gratidão a Sra. Nercida Ruiz,
a Deus e aos outros jovens visionários por seus esforços que nos
leva a dizer literalmente com Jesus: "Tudo o que o homem
semear, isso também ceifará".
Texto
compilado da apostila “Uma eterna Aventura - 50 Anos de História”
da UCB
Fonte: http://grupoadventury.br.tripod.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário